Urnas eletrônicas recebem mídias com dados dos eleitores e candidatos

Publicado em: 24 de setembro de 2024

Urnas eletrônicas recebem mídias com dados dos eleitores e candidatos
Foto: Erick Almeida/TRE-SC/Divulgação/ND

Santa Catarina utilizará 17.179 urnas eletrônicas na eleição deste ano. Além disso, foram separadas 1.700 como garantia, caso alguma precise ser substituída. Nesta segunda-feira (23), o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) promoveu a audiência de configuração e carga das urnas de São José, na Grande Florianópolis, que terá 296 equipamentos.

Excetuando as mais de 5.000 urnas da Grande Florianópolis, que permanecem na região, as demais foram enviadas para diferentes locais pelo Estado, aguardando a votação.

Neste ano, o primeiro turno será em 6 de outubro e o segundo turno, que pode ocorrer em Joinville, Blumenau e Florianópolis, em 27 de outubro.

Credibilidade das urnas eletrônicas

A presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, destacou que o intuito da audiência é permitir a verificação pública da inserção das mídias nas urnas eletrônicas para dar a credibilidade que o processo eleitoral tem. “Sabemos que surgem muitas notícias que não correspondem. Nosso processo é seguro”, salientou.

Diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro disse que a cerimônia consistiu na demonstração do trabalho dos cartórios eleitorais. Na segunda-feira (23), as urnas de São José receberam dados dos eleitores, candidatos e seção eleitoral. No caso dos candidatos, foram inseridas mídias constando os deferidos e os deferidos sub judice [aguardando decisão].

Neste ano, serão utilizadas urnas diferentes, sendo a de 2022 a mais moderna. “A diferença em relação às outras é a acessibilidade. Melhorou a interação para pessoas com deficiência. De resto, é o mesmo equipamento e funcionalidade”, afirmou Gonsalo Ribeiro.

Diretor de Tecnologia do TRE-SC, Samuel Fernandes Ribeiro destacou que as urnas utilizam as mesmas tecnologias do Pix, a certificação digital. “A garantia é a mesma. Quando você faz o Pix, tem certeza que é você fazendo e a pessoa que recebe sabe que você fez. Isso é por causa da certificação digital, tecnologia usada na urna eletrônica”, afirmou.

Via ND+

 

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!