Publicado em: 10 de maio de 2024
Foto: Rafaela Custódio/Arquivo/Portal EngeplusA Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina (SIE) vai anunciar até a próxima terça-feira, dia 14, um novo cronograma para a retomada de obras de duplicação e revitalização da SC-108.
A informação foi dada pela SIE em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, dia 9. No texto, a secretaria informa que foram feitas as últimas tratativas para a definição do novo cronograma com a Setep, empresa responsável pela execução do projeto.
A duplicação e revitalização da SC-108 se arrasta desde setembro de 2022, quando foi assinada a sua ordem de serviço. Em 2023, os trabalhos foram paralisados por conta de revisão do orçamento do Estado, com apenas 1% do projeto executado. E, desde então, não avançou.
Em novembro de 2023, o prefeito de Cocal do Sul chegou a se reunir com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, quando, segundo o prefeito, teria recebido a promessa de que a obra seria retomada no primeiro dia de dezembro, o que também não ocorreu.
Em fevereiro de 2024, o tema pautou nova conversa entre Fáveri e Mello. No encontro, mais uma vez, o governador afirmou que o Estado apresentaria um novo cronograma em 30 dias, o que deve acontecer agora no mês de maio, três meses depois.
Audiência pública pressionaria o Estado
Buscando mobilizar representantes de municípios que serão beneficiados pela duplicação e revitalização, e também pressionar o governo de Santa Catarina para agilizar a retomada das obras, o Conselho da Cidade de Cocal do Sul chegou a convocar uma audiência pública nesta sexta-feira, dia 10.
A reunião aconteceria na Praça Coberta, às 9 horas. A população de Cocal do Sul, Criciúma, Urussanga e Morro da Fumaça, além de deputados e outras lideranças, foram convocados, mas o assembleia foi desmarcada após a SIE sinalizar um novo prazo para apresentar o cronograma. Confira abaixo a nota divulgada pelo conselho:
Audiência pública para tratar sobre obras na SC-108 é cancelada
Devido às tratativas do governo estadual junto a SETEP, às fortes chuvas na região e principalmente no Rio Grande do Sul e em respeito ao pedido do governo e à segurança de todos, as autoridades e lideranças solicitaram o adiamento da audiência publica para uma data futura.
“Pedimos a compreensão por eventuais transtornos, estamos acompanhando de perto a situação e em breve anunciaremos a nova data. Agradecemos pela colaboração e solidariedade neste momento delicado. Juntos superaremos esses desafios”, informa nota enviada pelo Conselho Municipal de Cocal do Sul.
A audiência iria debater a retomada das obras de duplicação da SC-108 e execução do anel viário, obras estas que são de responsabilidade do Governo do Estado. A SC-108 é uma da mais movimentadas de Santa Catarina. Segundo dados divulgados pelo conselho da cidade, 28 mil carros passam pela rodovia diariamente.
Via portal Engeplus