Publicado em: 26 de março de 2024
Foto: Rádio Cruz de MaltaA Procissão do Encontro, que é uma das mais populares e tradicionais manifestações de fé durante a Semana Santa. A celebração faz memória do encontro entre Jesus e Nossa Senhora a caminho do calvário. Segundo o padre Deonor Vieira do Nascimento, pároco da paróquia Imaculado Coração de Maria, de Lauro Müller, essa é uma tradição que foi trazida pelos portugueses e aos poucos foi se perdendo o costume de se realizar em alguns lugares do país.
“É algo muito tradicional na igreja no Brasil e fora também, que é a procissão do encontro. São duas imagens, que são dois personagens importantes, que no caminho do Calvário, enquanto de Jesus caminha, rumo ao Calvário ele encontra com a sua mãe. E é justamente esse recorte, vamos dizer assim, do Calvário, da Via Sacra, que nós celebramos hoje”, comentou.
Desde 2020, o padre realiza na paróquia de Lauro Müller o Sermão do Encontro, durante a Semana Santa. Para este ano duas imagens foram adquiridas para realizar a Procissão do Encontro. Uma do Senhor dos Passos, que será carregada pelos homens e a outra é a de Nossa Senhora das Dores, que será levada pelas mulheres.
As duas procissões irão sair no mesmo horário, às 19h30, mas de locais distintos. A dos homens sairá da residência do Sr. Valdir Locatelli, na rua Vinte de Janeiro, próximo ao Ginásio Nelson Righetto. Já as mulheres sairão da residência da Sra. Cecilia Citadin, na rua Dr. Portela, em frente ao Supermercado Loli (apenas como referência). Os dois grupos irão se encontrar no início da ladeira da igreja matriz.
“Nessas duas procissões, as pessoas vão com velas acesas, cantando, rezando, e elas se encontram em um determinado local. E quando se encontram, essas duas imagens, então aí a gente faz o chamado sermão do encontro. Desde 2020 a gente faz na paróquia o sermão do encontro, mas sem essa procissão, que é uma parte importante, porque você só vai entender o que foi o encontro dessa mãe com esse filho, carregando uma cruz, prestes a ser morto, se você caminha junto”, explicou Padre Deonor.
O pároco ainda comentou que chegou a revisar os Livros Tombo da paróquia, mas não encontrou nenhum indício de que a celebração já tenha sido realizada na cidade ao longo dos 76 anos de criação da paróquia. Por isso, toda a comunidade católica é convidada a participar.
Confira a programação completa da Semana Santa 2024
Dia 26
19h30 – Procissão e Sermão do Encontro – Matriz
Dia 27
19h30 – Ofício das Trevas e atendimento de Confissões – Matriz
Dia 28
19h30 – Missa – Ceia do Senhor com Lava pés (Guatá, Itanema e Matriz)
Dia 29
7h- Caminhada Penitencial – Via Sacra (Arizona, Barro Branco, Guatá, Itanema, KM 107, Matriz/Gruta da Rocinha
15h – Celebração da Paixão (Guatá, Itanema, Matriz)
19h – Procissão com Senhor Morto (Matriz)
Dia 30
19h30 Vigília Pascal (Guatá, Itanema, Matriz)