Publicado em: 7 de maio de 2024
Foto: Divulgação CidascCerca de 40 alunos das escolas municipais Lígia Chaves Cabral, de Lauro Müller, e Maria Brogni, de Treviso conheceram a produção de mel de abelhas sem ferrão, no meliponário Abelhas Nativas Rio do Rastro, em Lauro Müller.
A visita faz parte do projeto Sanitarista Junior, projeto de educação sanitária desenvolvido pela Cidasc junto a escolas parceiras em todo o Estado. No meliponário, de propriedade do engenheiro agrônomo Guilherme Doneda, os estudantes observaram a organização das colmeias e aprenderam sobre a importância das abelhas para polinização.
O papel dos insetos polinizadores no meio ambiente e na agricultura é um dos temas que mais atrai os participantes do Sanitarista Junior. “As crianças amaram a atividade e puderam ter contato com as abelhas (sem ferrão) e perderam o medo”, conta a médica veterinária da Cidasc Lorena Guimarães, responsável pelo atendimento aos municípios de Lauro Müller e Treviso.
Santa Catarina tem mais de 16 mil produtores de mel, tanto de abelhas com ferrão quanto espécies nativas sem ferrão, com uma produção que se destaca pela qualidade, inclusive com prêmios internacionais. Tem ainda fruticultores cuja produção depende do auxílio das abelhas para polinizar as flores que darão origem às frutas. Na área de defesa sanitária animal, um dos programas sanitários que a Cidasc desenvolve é o de sanidade das abelhas, investigando casos de mortandade de abelhas.
Colaboração: Comunicação Cidasc