Publicado em: 8 de maio de 2025
Não houve tempo a perder. O técnico Eduardo Baptista chegou ontem à cidade do Sul catarinense e já comandou seu primeiro treinamento com o elenco do Tigre. A apresentação aconteceu no Centro de Treinamento Antenor Angeloni, no início da tarde. Após um rápido encontro com dirigentes e jogadores, ele foi ao gramado para dar início aos trabalhos. A atividade começou às 15h30 e durou cerca de duas horas.
O treinador começou a preparação para o confronto contra o Volta Redonda, que será disputado no domingo, às 16h, no estádio Heriberto Hülse. Conhecido por seu estilo detalhista, Baptista deve estudar minuciosamente o adversário antes de definir a formação titular da equipe catarinense. Já no primeiro treino, ele imprimiu um ritmo intenso e cobrou bastante dos atletas.
Um novo treinamento está previsto para esta manhã, momento em que o técnico deve iniciar a montagem do time com os 11 jogadores que irão a campo contra os cariocas. Junto a Baptista, que assinou contrato até o fim da temporada, chegaram o auxiliar Julio Cesar Schiavon e o analista de desempenho Lucas Brito Sousa. Ambos vão integrar a comissão técnica permanente do clube. Já o auxiliar Rodrigo Leitão, que fazia parte do grupo anterior, foi desligado.
Carreira sólida e longevidade no comando
Eduardo Alexandre Baptista, de 53 anos, iniciou sua trajetória como técnico no Sport, em 2014, onde conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano. Também teve passagens por clubes como Fluminense, Ponte Preta, Palmeiras, Athletico Paranaense, Coritiba, Vila Nova, CSA, Mirassol, Remo, Juventude e Atlético-GO.
Seu trabalho mais recente foi no Novorizontino, onde permaneceu de novembro de 2022 a abril de 2025. Durante esse período, teve uma campanha de destaque na Série B do Campeonato Brasileiro, comandando o time em 126 partidas, com um aproveitamento de 56% (61 vitórias e 32 empates). Em 2023, sua equipe teve a melhor defesa da competição, e em 2024 terminou o Paulistão na terceira colocação.