Coordenadores pedagógicos de Orleans podem ganhar mais que professores

Publicado em: 14 de outubro de 2025

Coordenadores pedagógicos de Orleans podem ganhar mais que professores

Vereadora propõe correção salarial para função que hoje ganha menos que professores e assistentes de educação

A Câmara de Vereadores de Orleans analisa uma proposta para equiparar os salários dos coordenadores pedagógicos da rede municipal, que atualmente recebem menos que os próprios professores que supervisionam. A Indicação nº 0257/2025, de autoria da vereadora Genaina Coan (PL), solicita ao Poder Executivo o envio de um projeto de lei para readequar a remuneração desses profissionais .

Atualmente, o coordenador pedagógico em Orleans recebe R$ 3.503,99, valor inferior ao salário de professores (R$ 4.867,77) e até mesmo de assistentes de educação (R$ 4.050,00) . A distorção salarial existe apesar dos coordenadores pedagógicos possuírem atribuições de “elevada complexidade e responsabilidade”, incluindo orientação e avaliação do corpo docente, organização de formações continuadas, supervisão do processo de ensino-aprendizagem e participação na elaboração do Projeto Político-Pedagógico das escolas .

A justificativa da proposta ressalta que o impacto financeiro seria mínimo, considerando que existem apenas quatro cargos de coordenador pedagógico no município . A medida visa garantir justiça salarial na estrutura administrativa municipal, valorizar profissionais qualificados e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público.

Saiba mais

A legislação que regula os cargos do magistério municipal, a Lei Complementar nº 3.124 de 01 de novembro de 2022, criou o cargo de coordenador pedagógico com remuneração inicial de R$ 3.208,78 . Após atualizações, o valor chegou aos atuais R$ 3.503,99, que ainda mantém a distorção em relação a outras posições . Coordenadores pedagógicos precisam de formação em Pedagogia ou licenciatura com especialização em Coordenação Pedagógica e desenvolvem funções essenciais como avaliação curricular, coordenação de formação de professores e organização do projeto político-pedagógico das escolas .

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