Cidasc realiza formaturas do Projeto Sanitarista Junior em Treviso e Lauro Müller

Publicado em: 9 de dezembro de 2024

Cidasc realiza formaturas do Projeto Sanitarista Junior em Treviso e Lauro Müller

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realizou, neste mês de dezembro, duas cerimônias de formatura do Projeto Sanitarista Junior. A primeira aconteceu no dia 2 de dezembro, na Câmara de Vereadores de Treviso, celebrando a conclusão do projeto para 34 alunos do 4º ano da Escola Municipal Maria Brogni. A segunda foi realizada, no dia 03 de dezembro, na Escola Municipal Lígia Chaves Cabral, em Lauro Müller, com a participação de outra turma do 4º ano, composta por onze alunos.

Os estudantes foram incentivados a fazer uma redação sobre Defesa Sanitária Animal, culminando na produção de uma redação sobre o tema. Como parte da formatura, as melhores redações de cada município foram premiadas com prêmios-surpresa, valorizando o comprometimento e a criatividade dos alunos.

As cerimônias contaram com a presença do gestor regional do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma, Daniel Remor Moritz, da médica-veterinária da Unidade Veterinária Local (UVL) de Lauro Müller, Lorena Guimarães, do médico-veterinário José Guidi Neto e do técnico João Natalino Martins, que destacaram a importância do projeto na formação cidadã e na conscientização sobre a relevância da defesa agropecuária.

O Projeto Sanitarista Junior, desenvolvido pela Cidasc em parceria com escolas catarinenses, tem como objetivo levar temas ligados à defesa agropecuária para a sala de aula, ampliando os conhecimentos dos estudantes sobre a produção de alimentos e o papel estratégico da agropecuária nas comunidades do Estado.

“A formação desses jovens em temas tão relevantes para o futuro do agronegócio e da segurança alimentar é um investimento no futuro de Santa Catarina e reforçam o compromisso da Cidasc com a educação sanitária e com o desenvolvimento das novas gerações como protagonistas no cuidado com a saúde animal e vegetal”, afirmou Daniel Remor Moritz, gestor do Departamento Regional de Criciúma.

O Projeto Sanitarista Junior, focado na defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana, foi elaborado a partir da construção do Programa Estadual de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária e desenvolvido para ser executado junto às escolas por livre demanda. Desde 2015 leva para a sala de aula conteúdos transversais, relacionados à defesa agropecuária, como sanidade animal, sanidade vegetal e inspeção de produtos de origem animal.

Milhares de estudantes catarinenses já foram beneficiados com esta iniciativa. Ao final do ano letivo eles recebem o certificado de Sanitarista Junior, por completarem a jornada. O material didático é fornecido pela Cidasc e foi desenvolvido por profissionais da companhia, para apresentar as questões sanitárias de forma lúdica e adequada à faixa etária. Trata sobre temas como: saúde animal, sanidade vegetal, qualidade dos produtos agropecuários, uso correto de agrotóxicos, agricultura orgânica, bem-estar animal, preservação do meio ambiente e promoção da saúde humana.

O propósito do projeto é promover mudanças de comportamento, iniciando por tornar a nova geração mais consciente dos benefícios que os cuidados com a sanidade trazem para a produção agropecuária e para a sociedade. As aulas envolvem saídas de campo, apresentação de vídeos educativos e práticas dentro do contexto da defesa agropecuária.

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!