Chuvas em SC: 24 municípios registram ocorrências e oito decretam situação de emergência

Publicado em: 20 de maio de 2024

Chuvas em SC: 24 municípios registram ocorrências e oito decretam situação de emergência
Foto: Airton Fernandes / SDC

O governador Jorginho Mello acompanhou na sede da Defesa Civil a atualização do último Relatório elaborado e emitido pela Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), divulgado no fim da tarde deste domingo, 19, e que mostra que 24 municípios registraram ocorrências relacionadas às chuvas e oito municípios decretaram Situação de Emergência (SE). São eles: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul.

Por determinação do governador, o Centro Integrado de Operações (CIOP) foi ativado e começou a operar nesta manhã. “Determinei a ativação do Centro para monitorar a situação das chuvas e estarmos preparados para dar todo o suporte à população e aos municípios atingidos, com uma pronta resposta. Mesmo a previsão indicando melhora no tempo a partir de amanhã (segunda), continuamos atentos ao cenário”, explica o governador Jorginho Mello.

Por conta das chuvas do fim de semana, o estado registra ainda 117 desalojados e 654 desabrigados, sendo 483 só em Rio do Sul. O município teve vários bairros alagados e foi o primeiro a decretar situação de emergência.

Nas últimas 24 horas os maiores acumulados ficaram em 73.7 mm em Witmarsum, 68.8 mm em Rio do Sul, 65.8 mm em Lontras e 64.6 mm em São Bento do Sul.

Ocorrências nos municípios

Desde a última quinta-feira, 16, a equipe da Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) monitora a aproximação de chuvas persistentes e volumosas em diversas regiões do estado, apresentando risco moderado a alto de ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos e inundações.

Quanto aos Itens de Assistência Humanitária (IAH) foram enviados para Araranguá, São João do Sul e Rio do Sul, totalizando cerca de R$ 184 mil reais. Os itens enviados foram cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!