Publicado em: 30 de julho de 2025
Os bailarinos das oficinas culturais do Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, estão fazendo história no maior festival de dança do planeta! Na 42ª edição do Festival de Joinville – reconhecido pelo Guinness Book –, o grupo, liderado pelo coreógrafo Alex Martins, não só teve 11 coreografias selecionadas entre milhares de inscritos, como já garante premiações de destaque. Em meio a mais de 16 mil participantes de diversos países, os talentos catarinenses provam que a dança de qualidade nasce também em projetos sociais.
O sucesso veio com força: na categoria solo/duo, Luiz Carlos Berto e Jaine Pereira conquistaram o 3º lugar com a coreografia “Eu te avisei que meu coração não era um alvo de arco e flecha”. Mas a noite mais emocionante foi nesta terça-feira (29), quando Luiz Guilherme Nascimento subiu ao prestigiado palco Meia Ponta – único representante do sul do Brasil entre os finalistas – e garantiu outro bronze com a performance “Au”. “Estou transbordando de orgulho. Luiz brilhou no maior palco mundial!”, celebrou Alex Martins.
A trajetória vitoriosa é fruto de investimento contínuo: as oficinas gratuitas do Parque Diamante, mantidas pela Diamante Geração de Energia, já renderam títulos nacionais e até o campeonato mundial no México (Universal Dance World Championship). Para Valdeci Algayer, presidente da Associação Jorge Lacerda, a premiação em Joinville reforça o impacto social do projeto: “É o resultado de um trabalho que transforma vidas através da arte”. O festival segue até 2 de agosto, e o grupo ainda tem novas coreografias para apresentar!