Publicado em: 26 de dezembro de 2025
Com ajuda dos bombeiros e da família, Maria Luiza viveu a experiência inédita no litoral de Santa Catarina.
Maria Luiza Alves dos Passos, de 96 anos, recebeu um presente de Natal inesquecível ao conhecer o mar pela primeira vez. O momento especial aconteceu na praia de Balneário Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina, nesta quinta-feira (25). Acompanhada por familiares, ela pôde sentir a areia e a água morna com o apoio fundamental dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar.
Natural do interior do Rio Grande do Sul, a idosa sempre trabalhou na agricultura em Ipê, cidade com menos de seis mil habitantes. Segundo sua neta, a jornalista Natália Chaves, a rotina corrida e a falta de oportunidade fizeram com que esse desejo levasse quase um século para se realizar. A família alugou uma casa no litoral catarinense para proporcionar a experiência.
Para garantir acessibilidade, devido à mobilidade reduzida de Maria Luiza, os bombeiros utilizaram uma cadeira anfíbia para levá-la com segurança até o mar. A idosa, descrita como muito comunicativa, interagiu com os bombeiros durante todo o processo, contando histórias e se adaptando à nova sensação. Ao final, brincou: “Morrendo e aprendendo, né?”.
Saiba mais:
Experiências como a de Maria Luiza destacam a importância do turismo acessível e de iniciativas que ampliem o acesso ao lazer para a terceira idade. No Brasil, segundo o IBGE, cerca de 4% das pessoas com 60 anos ou mais possuem alguma dificuldade grave de locomoção. Projetos sociais e a atuação de corpos de bombeiros em várias regiões do país têm se dedicado a tornar praias acessíveis, utilizando equipamentos como cadeiras anfíbias e passarelas, garantindo que momentos de descoberta e alegria não tenham limite de idade.