Publicado em: 27 de janeiro de 2026
Fiscalização flagra mais de 150 itens importados de forma irregular em Santa Catarina; três homens foram detidos.

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 150 itens irregulares durante uma abordagem de rotina na BR-101, em Joinville, na manhã de terça-feira (27). A carga estava em um veículo utilitário de luxo ocupado por três homens residentes na Grande Florianópolis.
Entre os produtos confiscados, estavam 106 frascos de perfumes importados sem nota fiscal, 44 ampolas de Tirzepatida (medicamento para emagrecimento), frascos de Minoxidil, um creme à base de canabidiol e aparelhos eletrônicos. Os ocupantes alegaram que os itens eram para uso próprio e revenda na região.
Os três homens foram encaminhados à Polícia Federal e deverão responder pelo crime de descaminho, por importar mercadorias sem pagar impostos, e por crimes contra a saúde pública, devido à importação irregular de medicamentos controlados. As penas para tais condutas podem ser severas.
Todos os produtos apreendidos foram recolhidos e serão enviados à Receita Federal para os procedimentos administrativos e de destruição previstos em lei.
Saiba mais:
A apreensão de medicamentos para emagrecimento e beleza em operações de fronteira tem sido crescente no Brasil. Substâncias como a Tirzepatida, originalmente desenvolvida para diabetes tipo 2 e usada off-label para emagrecer, e o Minoxidil, de uso tópico para calvície, são frequentemente trazidas sem registro da Anvisa. Este mercado paralelo, alimentado por compras em sites internacionais, representa um risco duplo: além de fraudar o fisco, coloca a saúde pública em perigo devido à falta de controle sobre a origem, armazenamento e dosagem desses produtos. A PRF e a Receita Federal intensificaram as operações nos últimos anos, especialmente em rodovias de Santa Catarina, estado com histórico de apreensões significativas de mercadorias ilegais.

2 de setembro de 2024