Urubici, a cidade mais acolhedora do Brasil, esconde o grandioso Cânion Espraiado

Publicado em: 28 de outubro de 2025

Urubici, a cidade mais acolhedora do Brasil, esconde o grandioso Cânion Espraiado

Com paredões de mil metros e trilhas para aventura, o destino na Serra Catarinense é um convite à imersão na natureza.

 Urubici, no coração da Serra Catarinense, carrega o título de cidade mais acolhedora do Brasil, um reconhecimento do Traveller Review Award da Booking.com que a colocou entre os dez destinos mais acolhedores do mundo. Esse charme singular é a porta de entrada para um dos cenários mais dramáticos do país: o Cânion Espraiado. Localizado a cerca de 30 km do centro, o cânion impressiona com seus paredões verticais que atingem até mil metros de altura, proporcionando um visual de tirar o fôlego.

A aventura até o Cânion Espraiado, no entanto, exige preparo. O acesso é feito por 12 km de trilha sinalizada em estrada de terra, onde o uso de um veículo 4×4 é indispensável. Por estar dentro de uma propriedade particular, a visitação tem custo de R$ 25 por pessoa. Para os que desejam acampar e prolongar a experiência, a taxa é de R$ 50. A recomendação para todos os visitantes é ir bem equipado: o clima serrano é instável, e roupas adequadas, calçados para trilha, água e lanches são essenciais. Opções de passeios com agências locais oferecem maior segurança e informações detalhadas sobre o percurso.

O cenário é uma recompensa e tanto para os aventureiros. A grandiosidade dos paredões de rocha, o silêncio interrompido apenas pela natureza e a sensação de estar em um dos pontos mais impressionantes do Planalto Sul-Brasileiro fazem do Cânion Espraiado uma atração inesquecível e um verdadeiro cartão-postal da região.


Saiba mais:

A formação dos cânions na Serra Catarinense, como o Espraiado, é um capítulo fascinante da história geológica da Terra. Esses imensos vales foram esculpidos principalmente por processos erosivos ao longo de milhões de anos, datados da era Mesozoica. A região do Planalto Sul-Brasileiro, onde Urubici está inserida, é caracterizada por rochas basálticas originadas de intenso vulcanismo ocorrido há aproximadamente 130 milhões de anos. A ação lenta e persistente de rios e intempéries sobre essas camadas de rocha é o que deu forma aos espetaculares paredões e desfiladeiros que hoje atraem turistas e amantes do ecoturismo.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile