Publicado em: 9 de agosto de 2025
Especulações sobre venda da rede ganharam força após redução de estoques e venda de outra empresa da família, mas direção garante reestruturação e manutenção das 12 lojas no Sul catarinense.
Os rumores de venda da Rede Althoff tomaram conta de Orleans, e região nas últimas semanas, impulsionados por prateleiras menos abastecidas. Na unidade de Orleans – estratégica pela localização geográfica e tradição de 24 anos –, clientes notaram mudanças no estoque, alimentando temores de desmonte. Entretanto, o grupo nega qualquer negociação para venda do negócio. Em contato com a direção, fonte digna de crédito, reafirmou o compromisso com a recuperação judicial, processo que visa renegociar dívidas com bancos e fornecedores, agravadas por queda nas vendas, conflitos societários e juros elevados .
O cenário ocorre em meio a pressões nacionais sobre o varejo: o “tarifaço” americano (imposto de 50% sobre exportações brasileiras) encareceu produtos importados e reduziu margens de lucro, afetando redes que dependem de insumos estrangeiros. Para Orleans, Laguna e Criciúma – cidades onde a Althoff é referência em abastecimento –, a estabilidade da rede é vital. A nota oficial da direção, assegura que as operações continuarão normais para clientes, com foco na recomposição de estoques. A estratégia espelha ações de outras empresas do país, que buscam na recuperação judicial um caminho para escapar de crises ampliadas pelo contexto econômico.
Nota Oficial
“Althoff busca negociação com credores
O Althoff, com 12 lojas no sul de SC, deu entrada em processo de renegociação de dívidas com fornecedores e bancos. Segundo o processo, a queda nas vendas e disputa entre os sócios, além da alta taxa de juros, foram os motivos que levaram a empresa a buscar uma reestruturação de suas dívidas.
Para os clientes nada deverá mudar. O supermercado busca agora retomar sua capacidade de abastecimento para bem suprir todas as lojas.”