Vereador Juninho levanta suspeitas e questiona investigações da polícia e Ministério Público em Lauro Müller

Publicado em: 7 de agosto de 2025

Vereador Juninho levanta suspeitas e questiona investigações da polícia e Ministério Público em Lauro Müller

Em defesa da gestão de Valdir Fontanela, vereador sugere que denúncias são ‘palhaçada’ e ‘politicagem’, desqualificando o trabalho das autoridades competentes.

Em um discurso na Câmara de Vereadores, o vereador Humberto Bitencourt Júnior, o Juninho, defendeu a administração municipal com uma fala que gerou controvérsia ao questionar a seriedade de denúncias e investigações. Em sua defesa, o vereador desmereceu o trabalho das autoridades policiais e do Ministério Público, sugerindo que as acusações que circulam na cidade são, na verdade, uma “palhaçada”. Juninho – bastante alterado – classificou as investigações contra a prefeitura como excessivamente midiáticas. Ao insinuar que a pauta das autoridades estaria sendo manipulada por “picuinha, fofoca e mentira”, o vereador colocou em dúvida a isenção e a competência de ambos os órgãos.

O discurso de Juninho se aprofundou na crítica quando ele afirmou que as denúncias estariam recebendo “muito palco”, sugerindo que as investigações não passariam de um teatro político. “Dando muito palco para um assunto que não vai dar em nada”, declarou ele. A fala do vereador, que alega que as acusações são “infundadas”, coloca a credibilidade da polícia e do Ministério Público em risco, ao sugerir que estão dedicando tempo e recursos a casos sem fundamento. Ao invés de respeitar o devido processo legal e a apuração dos fatos, Juninho parece querer transferir para os denunciantes o ônus da prova, questionando a legitimidade do trabalho investigativo e a busca por justiça na cidade.

A reportagem do Olhar do Sul entrou em contato com o delegado que não quis se manifestar, dando a entender que apenas fez o seu trabalho.

Já a promotora de justiça mandou uma nota salientando que o Ministério Público Eleitoral denunciou o prefeito, vice-prefeito, um vereador e outros de Lauro Müller por associação criminosa e corrupção eleitoral. A acusação, baseada em provas robustas como interceptações e registros bancários, aponta compra organizada de votos nas eleições de 2024.

Segue a nota na íntegra:

O Ministério Público Eleitoral ofereceu denúncia contra o atual prefeito, vice-prefeito, vereador e outros indivíduos do município de Lauro Müller. A denúncia é resultado de investigação que reuniu provas documentais, testemunhais e técnicas, e trata de crimes de associação criminosa e corrupção eleitoral, relacionados à compra de votos nas eleições municipais de 2024. As provas incluem interceptações telefônicas, quebra de sigilo telemático, apreensão de celulares, registros bancários e depoimentos que apontam para a atuação organizada de pessoas com o objetivo de obter votos mediante vantagens indevidas. O oferecimento da denúncia é uma etapa prevista na legislação e não interfere no exercício dos cargos públicos. O objetivo é garantir que o processo eleitoral tenha ocorrido de forma regular, conforme os princípios da legalidade e da legitimidade democrática. Busca-se a responsabilização daqueles que comprometem a liberdade de escolha do eleitor ao oferecer bens ou serviços em troca de voto, prejudicando o processo democrático. Por fim, salienta-se que o processo penal seguirá as etapas legais previstas, com observância das garantias constitucionais.

Orleans, 07 de agosto de 2025
Rafaela Mozzaquattro Machado
Promotora de Justiça Eleitoral”

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile