Primeira votação do conclave termina sem escolha do novo papa

Publicado em: 7 de maio de 2025

Primeira votação do conclave termina sem escolha do novo papa
Foto: Vatican News/Reprodução

Na primeira rodada de votação do conclave, os 133 cardeais presentes não chegaram a um acordo para eleger o novo papa. Por volta das 12h50 (horário de Brasília), as portas da Capela Sistina foram fechadas e foi declarado o tradicional “extra omnes”, expressão em latim que significa “todos para fora”. A fumaça preta, indicando que nenhum nome foi escolhido, surgiu pela chaminé da Capela por volta das 16h desta quarta-feira (7).

Segundo o SBT News, os cardeais eleitores ingressaram na Capela Sistina por volta das 11h30, onde realizaram orações e assumiram o compromisso de manter absoluto sigilo sobre todo o processo. Em seguida, deram início à primeira votação. Como nenhum dos candidatos recebeu os dois terços necessários dos votos (pelo menos 89), uma nova votação foi marcada para a manhã desta quinta-feira (8).

De acordo com o cronograma do Vaticano, a segunda rodada de votação deve ser concluída até as 5h30 da manhã (horário de Brasília). Caso não haja decisão, será emitida novamente fumaça preta. Se o novo papa for escolhido, a fumaça será branca, sinalizando a eleição.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile