Publicado em: 5 de junho de 2024
Foto: Projeto ProFRANCAAs baleias-francas já estão dando as caras no litoral catarinense, especialmente nos municípios de Imbituba, Laguna e Garopaba. As primeiras aparições deste ano foram registradas antes do início da temporada oficial, que costuma ir de julho a novembro.
Segundo Karina Groch, diretora do Projeto ProFRANCA, “estes avistamentos são um ótimo presságio”, pois indicam que a população está saudável e em crescimento.
“Existe uma possibilidade de que um dos motivos para as baleias-francas terem chegado mais cedo é a do El Ñino, já que a ocorrência deste fenômeno influencia na disponibilidade de alimento para os animais na região Antártica”, explicou Karina.
Ainda segundo a diretora do projeto, ainda é cedo para precisar quantas baleias serão vistas nesta temporada reprodutiva. Em 2023, Santa Catarina foi palco de um dos três maiores registros de baleias-francas, com 225 animais avistados. O recorde pertence a 2018, quando 273 baleias, incluindo mães e filhotes, foram observadas.
Para acompanhar a temporada e estudar esses mamíferos de perto, uma equipe de 33 pessoas, composta por biólogos, coordenadores, administradores, pesquisadores, comunicadores e estagiários, estará realizando o monitoramento.
O objetivo é obter informações sobre o comportamento e a dinâmica populacional das baleias-francas, que visitam o litoral brasileiro apenas para reprodução e amamentação de seus filhotes.
Via scc10