Fora das quatro linhas: atletas do Criciúma conhecem o trabalho da APAE de Cocal do Sul
1 de novembro de 2024
Publicado em: 29 de outubro de 2024
Foto: DivulgaçãoNa última quarta-feira (23), um incêndio de grandes proporções devastou a estufa de fumo do casal de agricultores Adão e Rosinete Borges, moradores do Rio Capivaras Alto, Lauro Müller. O fogo destruiu completamente a estrutura de aproximadamente 430 metros quadrados, consumindo também equipamentos e insumos agrícolas essenciais para o beneficiamento do tabaco. Com o incêndio, também foi perdido todo o estoque de fumo que já estava na estufa, somando prejuízos financeiros significativos para a família.
Para conter as chamas, o Corpo de Bombeiros precisou utilizar cerca de 14 mil litros de água. O combate ao fogo foi árduo e exigiu muito esforço e rapidez da equipe, devido ao risco de propagação para outras áreas da propriedade, como uma segunda estufa e a residência da família.
Diante da tragédia, um grupo de voluntários liderados pelo vereador Lindomar Cataneo e pela agricultora Susana Cataneo, iniciou uma campanha solidária para ajudar a família de Adão e Rosinete a reconstruir a estufa e retomar a produção. A mobilização se dá em um momento crítico para o casal, que ainda possui cerca de 80 mil pés de fumo na lavoura aguardando beneficiamento. Sem a estrutura necessária, a família enfrenta o risco de perder toda a safra, o que agravaria ainda mais sua situação financeira.
Para apoiar a reconstrução, foi criada uma conta para receber doações via Pix, e a comunidade tem se unido em esforços para arrecadar o máximo possível de recursos. As doações podem ser enviadas para a chave Pix (48) 9.9147-6083, vinculada ao Sicoob em nome de Nilson Bett. Os voluntários também buscam doações de materiais de construção e ferramentas para que a família consiga continuar o trabalho na lavoura, já que tudo foi destruído pelo fogo.
1 de novembro de 2024
6 de setembro de 2024