Publicado em: 20 de janeiro de 2026
Fernando Frazão/Agência BrasilUm forte temporal registrado na tarde desta segunda-feira (19) provocou transtornos em municípios do Sul de Santa Catarina, deixando milhares de moradores sem energia elétrica. Por volta das 15h45, a Celesc informou que 3.694 unidades consumidoras estavam com o fornecimento interrompido na região de Criciúma.
Em Nova Veneza, dos 2.312 pontos atendidos pela concessionária, 1.931 ficaram sem energia. Já em Criciúma, no mesmo horário, cerca de 8.152 unidades chegaram a ser afetadas em diversos bairros, entre eles Centro, Coloninha Zilli, Cruzeiro do Sul, Lote Seis, Maria Céu, Mina do Mato, Mina do Toco, Monte Castelo, Naspolini, Rio Maina, Vera Cruz, Santa Catarina, Vila Floresta I e II e Vila Zuleima.
Com o avanço dos trabalhos das equipes, a maior parte do fornecimento foi restabelecida poucos minutos depois. Por volta das 15h55, ainda havia 1.917 unidades sem energia em Criciúma.
Alerta da Defesa Civil
A interrupção no fornecimento ocorreu logo após a Defesa Civil de Santa Catarina emitir um alerta severo para tempestade, com previsão de vendaval, chuva intensa e granizo. Houve registro de queda de granizo nos municípios de Siderópolis e Nova Veneza.