Veículos invadem área de lagoa e assustam banhistas

Publicado em: 17 de fevereiro de 2025

Veículos invadem área de lagoa e assustam banhistas

Veículos invadiram as dunas e chegaram a passar por dentro da própria na Lagoa do Arroio Corrente, em Jaguaruna, em um local delimitado e com pessoas dentro da água.

As imprudências foram registradas por banhistas e divulgadas nas redes sociais. Em um deles, uma caminhonete branca quase colide com o posto de guarda-vidas, fazendo com que o profissional que estava no local saísse às pressas.

O veículo foi o mesmo que passou por dentro da lagoa, onde havia banhistas, gerando riscos.

Toda a ação só chegou ao fim após um dos veículos capotar. “Era algo incontrolável. Eles estavam completamente doidos e fora de controle. Impensável fazer o que fizeram. O que me perguntei na hora é se um motorista desse não tinha filhos. Um pai não faria isso em um lugar onde crianças brincam”, comentou um homem que estava no local.

As reclamações em Jaguaruna sobre veículos fazendo trilhas nas dunas são comuns no município, principalmente em períodos de alta temporada.

“Isso acontece sempre e ninguém faz nada. Todos sabem onde ocorrem essas infrações. Os motoristas fazem a festa e agem impunemente, muitas vezes após o consumo de álcool”, escreveu um morador da cidade.

Sobre a falta de fiscalização, o secretário de Turismo do município, Dante Gentil, minimizou: “Jaguaruna possui uma área de aproximadamente 10 mil quilômetros de dunas, não há como fiscalizar tudo e os atos de invasores e criminosos”, escreveu.

“Apesar disso, nessa ocasião, os guarda-vidas prontamente acionaram as guarnições da PM, e os indivíduos responderão pelas infrações cometidas. Vamos incentivar o trabalho de todos que tentam zelar pelo nosso território da querida Jagua e respeitar o trabalho que está sendo feito”, argumentou Dante.

A Lei nº 9.605/98, também conhecida como Lei dos Crimes Ambientais, considera crime danificar ou destruir florestas que fixam as dunas.

A pena para este crime é detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Ainda há o crime de colocar a vida de terceiros em risco, além da embriaguez ao volante, caso seja constatada.

Via Sul Agora

  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile