InícioPolíticaUso de detectores de metal nas escolas pode ser aprovado nesta semana

Uso de detectores de metal nas escolas pode ser aprovado nesta semana

O Congresso Nacional estuda medidas para o combater a violência nas escolas de todo o Brasil e uma delas seria o uso de detectores de metal na entrada de instituições de ensino.

Essa proposta que está sendo analisada pelos deputados federais em Brasília é uma iniciativa do grupo de trabalho contra Violência nas Escolas, coordenado pelo parlamentar catarinense Jorge Goetten (PL).

O projeto também traz outras medidas, como a instalação do botão do pânico para ser acionado em situações de emergência. Goetten explica que as ações fazem parte de um plano elaborado pelo grupo coordenado por ele.

“Entendemos que nenhuma medida isolada vai evitar tragédias, mas o conjunto delas pode evitar mortes de inocentes”, disse o deputado federal.

Outros dois projetos para prevenção de ataques nas escolas estão sendo analisados e debatidos pelos parlamentares. Um deles propõe a criação de uma política nacional de combate à violência nas escolas e o outro a oferta de mais psicólogos na rede pública de ensino.

Os projetos já tiveram a urgência aprovada e podem ser votados pelos deputados federais a qualquer momento. Depois da votação, eles seguem para análise do Senado Federal.

Ataques recentes

Na última semana, uma instituição de ensino de Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, foi alvo de um jovem que tentou entrar com uma faca, mas foi impedido pela Polícia Militar.

Ainda, no Distrito Federal, um adolescente armado com duas facas feriu três colegas, um professor e uma monitora.

“Com o detector de metais, essas situações podem ser identificadas antes de acontecerem e uma tragédia maior pode ser evitada”, comenta o deputado Goetten.

Portal MakingOf