Urussanga registra 700 casos de violência doméstica em cinco anos

Publicado em: 15 de março de 2026

Urussanga registra 700 casos de violência doméstica em cinco anos

Número representa uma média de 140 ocorrências por ano; operação no mês da mulher intensifica prevenção e acolhimento

A Polícia Militar de Santa Catarina intensificou as ações de combate à violência contra a mulher em Urussanga por meio da Operação Mulheres. De acordo com o comandante da PM local, capitão Valdir Cristóvão, o município registrou 700 casos de violência doméstica nos últimos cinco anos, uma média de 140 por ano. “Se a gente for fazer um cálculo simples, a cada dois dias aqui em Urussanga, uma mulher é vítima de violência doméstica e familiar”, destacou o capitão.

Em 2025, Santa Catarina contabilizou 52 feminicídios no contexto de violência doméstica. O capitão Cristóvão reforçou a importância da prevenção e da informação para romper o ciclo de agressões ainda encobertas. A cabo Elaine Benincá Cardoso alertou que a violência vai além da física, incluindo formas psicológica, patrimonial e sexual. “Ela tem que entender que pode sair desse ciclo sem esperar chegar no pior, na violência realmente física, na agressão e até no feminicídio”, orientou.

Como parte da operação, a PM tem intensificado visitas a agressores e vítimas com medidas protetivas, além de cumprir mandados de prisão em aberto. As mulheres com medida protetiva podem instalar o botão do pânico da Rede Catarina no celular, que prioriza o atendimento emergencial. Denúncias podem ser feitas pelo 180, e emergências pelo 190.

Saiba mais:
A Rede Catarina, programa institucional da Polícia Militar de Santa Catarina, foi criada em 2016 em Chapecó e hoje está presente em todos os 295 municípios do estado. O programa atua na prevenção da violência doméstica por meio de policiamento direcionado, visitas preventivas e monitoramento de medidas protetivas. Dados de Chapecó mostram que 95% dos agressores acompanhados não reincidem no descumprimento de medidas protetivas. O aplicativo da Rede permite acionamento do botão do pânico com georreferenciamento, encaminhando a ocorrência prioritariamente à viatura mais próxima.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile