Publicado em: 22 de setembro de 2025
Decisão, que entra em vigor nesta terça-feira (23), permite a exportação de produtos com data de produção a partir de 18 de setembro, em retomada escalonada que beneficia todo o país, exceto a área do foco no RS.
A União Europeia reabriu oficialmente seu mercado para a carne de frango e peru do Brasil. O embargo estava em vigor desde maio, após a detecção de um único foco de influenza aviária de alta patogenicidade (gripe aviária) em uma granja comercial de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A decisão, publicada nesta segunda-feira (22), é um alívio para o setor, que tem na UE um dos seus principais destinos.
A retomada das exportações será feita de forma gradual. Produtos de todo o país – com exceção do Rio Grande do Sul – e com data de produção a partir de 18 de setembro já estão liberados. As exportações do território gaúcho, exceto na área de 10 km ao redor do foco, retornam em 2 de outubro. Já a região diretamente afetada pela doença só poderá exportar a partir de 16 de outubro.
A liberação europeia, resultado de negociações do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, com autoridades do bloco, é um passo crucial para a normalização do comércio. Agora, o foco das atenções se volta para a China, último grande importador que mantém o embargo. Uma auditoria de técnicos chineses aos controles sanitários brasileiros começou nesta segunda e é vista como etapa decisiva para a reabertura desse mercado.
25 de setembro de 2024