Publicado em: 15 de junho de 2024
Foto: Fhillype CostaA Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vai assumir a atualização do projeto de redragagem do Rio Tubarão. A confirmação veio do secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, durante uma reunião, que contou com a participação do Deputado Estadual Estêner Soratto (PL).
O contrato com a UFSC está previsto para ser assinado até julho. Conforme Soratto, a definição representa um passo importante para que a obra aconteça. “Sabemos da complexidade da obra, mas o primeiro passo para a obra sair papel foi dado que é a contratação dessa atualização. Alem disso, o Secretário Fabiano nos garantiu a prioridade nesse projeto”, afirma o Deputado.
A redragagem acontecerá entre a ponte férrea, na divisa de Tubarão e Capivari de Baixo, e a Lagoa Santo Antônio dos Anjos. O trecho entre o Porto de Laguna e a ponta dos Molhes deve ficar sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias.
Também participaram da reunião o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, do Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, Woimer Back, membros da regional de Tubarão do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Defesa Civil de Tubarão, da Agência Reguladora de Saneamento (AGR) de Tubarão, além do Deputado Estadual Pepê Collaço.