Mais de 69 mil pessoas realizam provas do maior concurso público da Educação de SC
30 de setembro de 2024
Publicado em: 21 de agosto de 2024
Foto: UFSC/ Reprodução/ NDUm levantamento internacional, realizado anualmente pelo ARWU (Academic Ranking of World Universities), coloca a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) como uma das melhores universidades do Brasil em 2024.
O ranking considera universidades de todo o mundo, a partir de indicadores de desempenho acadêmico ou de pesquisa.
UFSC está entre as 10 melhores universidades do país
Conforme o levantamento, a UFSC ocupa o 4º lugar entre as melhores universidades do país, empatada com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e UnB (Universidade de Brasília).
A instituição catarinense fica atrás apenas das federais de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Na liderança do ranking, está a USP (Universidade de São Paulo). A Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a UFRGS completam o top três.
Considerando todas as universidades classificadas, a UFSC está entre as dez melhores do Brasil. Ao todo, 18 universidades públicas brasileiras aparecem na lista. A UFSC manteve o mesmo desempenho do levantamento realizado em 2023.
Confira o ranking das 10 melhores universidades do Brasil
USP
Unesp
UFRGS
Unicamp
UFMG
UFRJ
UFPR
UFSC
UFSM
Unifesp
Universidades norte-americanas são as melhor do mundo
No ranking mundial, a Harvard University é considerada a melhor do mundo. A Stanford University ocupa a segunda colocação e o MIT (Massachusetts Institute of Technology) aparece em terceiro. As três ficam nos Estados Unidos.
As universidades são classificadas a partir de vários indicadores de desempenho acadêmico ou de pesquisa, incluindo vencedores do Prêmio Nobel e Medalhas Fields, pesquisadores altamente citados, artigos publicados na Nature e Science, artigos indexados nos principais índices de citação e o desempenho acadêmico per capita de uma instituição. O ARWU é um ranking publicado desde 2003.
Via ND+
30 de setembro de 2024