Publicado em: 24 de julho de 2025
Populares e um bombeiro aposentado tentaram salvar Jefferson Justino, de 50 anos, após queda nas pedras durante tentativa de resgatar rede de pesca. Esforços foram em vão.
Uma tarde de pesca terminou em tragédia nos Molhes da Barra, em Laguna, nesta quarta-feira (23). Jefferson Justino, 50 anos, morreu afogado após cair nas águas agitadas do local. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, Jefferson desceu pelas pedras para tentar soltar uma tarrafa (rede de pesca circular) que havia ficado presa. Durante a tentativa, ele perdeu o equilíbrio e caiu no mar, sofrendo um afogamento severo, classificado como grau 6 (parada cardiorrespiratória).
Testemunhas, incluindo um sargento do Corpo de Bombeiros aposentado e um guarda-vidas não identificado, agiram rapidamente. Eles retiraram Jefferson da água, já inconsciente e sem respirar, e iniciaram imediatamente manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) no local. Quando as equipes de resgate oficiais chegaram, por volta das 16h49, encontraram os populares ainda lutando pela vida do homem.
Apesar dos esforços intensos, primeiro pelos socorristas improvisados e depois pela equipe profissional, que assumiu o atendimento e o encaminhou ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, Jefferson não resistiu. O óbito foi confirmado no hospital. Colegas pescadores presentes cuidaram dos pertences de Jefferson e se encarregaram de avisar os familiares. Jefferson era funcionário da Laguna Navegação, empresa responsável pela travessia no Canal da Barra.