Em cerimônia marcada pela emoção e pelo reconhecimento, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu o Título de Cidadã Honorária de Treviso, honraria concedida pela Câmara de Vereadores do município pelos serviços prestados e às contribuições à educação superior e ao desenvolvimento social e cultural da região. A sessão solene ocorreu na noite desta terça-feira (11).
Além de reitora da Unesc, Luciane também é presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), conselheira Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). além de vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras.
Durante o discurso, diante de um plenário lotado, Luciane enfatizou a emoção em receber a homenagem. “Receber este Título de Cidadã Honorária de Treviso, em uma cerimônia tão linda, é um momento especial para mim. Verdadeiramente, hoje Treviso recebe uma cidadã trevisana, porque envidarei os meus esforços para que esta cidade, que já é tão pujante, possa se desenvolver cada vez mais e se tornar um farol ainda maior na nossa região. Esta honraria me confere muito significado e motivação para que possamos contribuir com o desenvolvimento socioeconômico deste belo município”, enfatizou.
A proposição da homenagem é de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Rubens Miotelli, um egresso da Unesc. “Vejo como este nosso ex-acadêmico está preparado para ocupar a Presidência do Legislativo e comandar os trabalhos junto aos colegas. Estou à frente de uma Universidade que completará 56 anos neste mês, e que nasceu do desejo da comunidade. Ela se tornará perene por atitudes como esta, que referendam aqueles e aquelas que comandam os processos que repercutem nas cidades. Se fui olhada como alguém que merece ser cidadã de Treviso, vejo que a caminhada vale a pena”, ressaltou Luciane.
“Carrego comigo valores que são inegociáveis como gratidão, respeito e o olhar para as pessoas da mesma maneira, pois todos têm a mesma importância, pois são pessoas, e pessoas são importantes. Poder contribuir com a caminhada dessas pessoas por meio da Universidade, não tem preço. Tem valor. Estarei com Treviso para colaborar com tudo que puder no lugar que ocupo”, acrescenta.
A cidadania honorária é uma forma de reconhecimento, concedida às pessoas que contribuem de maneira especial com a comunidade e à sociedade que destaca e celebra as realizações e méritos.
“Esta ação representa um ato de integração de Treviso com a Unesc, por isso tratamos de um projeto de integração a longo prazo, que será uma via de mão dupla. Agradeço a Universidade por ter aceito a nossa proposição. Iniciamos uma caminhada que gera oportunidades para Instituição e para a nossa Treviso, que necessita de um planejamento a longo prazo para se desenvolver ainda mais”, relatou o presidente do Legislativo Luciano Rubens Miotelli.
Colaboração: Agecom/Unesc