Publicado em: 26 de janeiro de 2026
O caso da morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis, segue sob investigação e continua gerando forte repercussão. Dois dos adolescentes suspeitos de envolvimento nas agressões ao animal viajaram para a Disney, em Orlando (EUA) após o crime, conforme confirmado nesta segunda-feira (26) pelo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel.
Segundo a Polícia Civil, a viagem já estava programada antes das agressões e os adolescentes devem retornar ao Brasil apenas na próxima semana. Até o momento, nenhum dos quatro jovens identificados como suspeitos foi apreendido. Além deles, três adultos também são investigados, suspeitos de coação.
Na manhã desta segunda-feira, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão nas residências dos adolescentes investigados. Durante a ação, foram recolhidos celulares, notebooks e outros equipamentos eletrônicos, que passarão por perícia.
A investigação também apura denúncias de ameaças a um porteiro que trabalhava no prédio de um dos suspeitos. Conforme apurado, o funcionário teria sido hostilizado pelo pai de um dos adolescentes e pressionado a não relatar os fatos às autoridades. A informação de que o homem seria policial civil foi oficialmente descartada
O caso
O cão Orelha, também conhecido como Preto, vivia há cerca de dez anos na Praia Brava, onde era cuidado por moradores, pescadores e comerciantes. No dia 16 de janeiro, o animal foi encontrado com ferimentos graves provocados por agressões com pedaços de madeira. Devido à gravidade das lesões, precisou ser sacrificado.
Além da morte de Orelha, o grupo investigado também é suspeito de envolvimento em agressões contra outro cachorro, Caramelo, que teria sofrido uma tentativa de afogamento. O animal foi posteriormente adotado pelo delegado-geral Ulisses Gabriel.
O Ministério Público de Santa Catarina informou que os adolescentes deverão ser ouvidos nos próximos dias. Após a coleta dos depoimentos e análise das provas, o órgão definirá as medidas socioeducativas cabíveis, caso a autoria seja confirmada.