Sombra Perigosa: A árvore que ameaça invisivelmente o litoral de Santa Catarina

Publicado em: 30 de setembro de 2025

Sombra Perigosa: A árvore que ameaça invisivelmente o litoral de Santa Catarina

Comum nas praias, a casuarina parece inofensiva, mas é uma invasora que preocupa. Em Balneário Arroio do Silva, no Litoral Sul, a prefeitura se mobiliza, por ordem do Ministério Público, para retirá-la e salvar a vegetação original da região.

Parece uma árvore comum, mas esconde um grande perigo para o meio ambiente. A casuarina, com seu visual que lembra um pinheiro, na verdade avança e domina o terreno, sufocando as plantas nativas. Para conter essa ameaça, a Prefeitura de Balneário Arroio do Silva criou uma força-tarefa para combater a proliferação dessa árvore no município.

O problema está numa estratégia natural da planta: ela solta uma substância no solo que impede que outras plantas cresçam perto dela. Aos poucos, a vegetação original vai sumindo e, com ela, os animais que dependem dela para viver. “A espécie promove a perda da nossa biodiversidade”, explica a diretora de Meio Ambiente, Agda Felisberto.

A iniciativa da prefeitura atende a uma determinação do Ministério Público Federal. O plano é mapear todos os locais onde a casuarina está, encontrar a melhor forma de retirá-la e dar um fim correto à madeira. Depois, as áreas receberão mudas de plantas nativas para se recuperarem. A população também será conscientizada por meio de ações em escolas e postos de saúde.

Tirar a casuarina não é uma opção, é uma obrigação. Uma lei municipal já a classificou como uma espécie invasora de alto risco. Por isso, sua retirada é obrigatória em praias, áreas de proteção ambiental e locais com mata nativa, sendo de responsabilidade de quem é dono do terreno.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile