Publicado em: 17 de julho de 2024
Foto: Divulgação / DSUm comerciante de Laguna foi vítima do golpe do pix que utiliza o nome do Detran/SC. Rafael B. Maurício queria pagar a parcela do IPVA e o licenciamento anual e, como de costume, buscou no Google o site do Departamento Estadual de Trânsito.
“Ali já apareceu um site com o link Detran/SC e cliquei como sendo o oficial. A página pediu os meus dados, a placa e o Renavam do veículo. Preenchi as informações e abriu exatamente os débitos que buscava quitar, com os valores corretos. Na hora de pagar, foi gerado um QR Code e fiz o pix de R$ 439,37”, conta Rafael.
No dia seguinte, ele notou que não tinham dado baixa no sistema do Detran/SC e que os débitos ainda estavam em aberto. “Foi quando me dei conta do golpe. O que mais me impressionou foi a semelhança com o site oficial e como funciona exatamente da mesma forma que a página verdadeira, com os dados corretos”.
No Google, ao digitar Detran/SC, o primeiro site que aparece na lista é uma plataforma falsa e patrocinada. O site oficial é www.detran.sc.gov.br. Além disso, o Detran/SC não aceita pagamento por pix.
Em maio deste ano, o presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, informou que o departamento chega a derrubar até 15 sites por semana com conteúdo golpista.
“O departamento jurídico já foi acionado e está preparando as medidas necessárias. O Detran/SC e o Ciasc/SC (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina) estão trabalhando para que a população não sofra nenhum prejuízo”, explica o órgão.
Estorno
COnforme o jornal Diário do Sul, após cair no golpe, Rafael registrou um boletim de ocorrência e procurou o banco, que apresentou uma ferramenta de contestação do pix. “Eles pediram um prazo de até 15 dias para avaliar e, nesta semana, o valor apareceu estornado na minha conta. Eu nem tinha mais esperança de recuperar o valor”, explica o comerciante. Caso a pessoa caia no golpe, a orientação é procurar a polícia e a agência bancária levando a cópia do comprovante do pix.
Mudança na consulta promete mais segurança
Com o objetivo de acabar com os golpes do site falso e do Pix, que vêm prejudicando os cidadãos, o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) alterou nesta semana a consulta de veículos disponível em seu site.
O sistema vai deixar de ser público e o acesso se dará apenas pelo Detran Digital e com autenticação pelo gov.br.
“Assim, só quem tem acesso pelo gov.br vai poder obter os dados do veículo como impostos e multas a pagar. E ainda, se o cidadão quiser tornar ainda mais seguro esse processo, vai poder clicar em um botão dentro do Detran Digital, escolhendo que apenas ele tenha acesso aos dados do seu próprio veículo. Desenvolvemos essa alteração para proteger as pessoas dos golpes que vinham sendo aplicados”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação, Fábio de Oliveira.
Sem WhatsApp
Importante destacar ainda que o Detran/SC não faz contato para enviar boletos ou guias de IPVA, licenciamento e multas, seja por e-mail ou WhatsApp.
“Nunca acredite em alguém que venha falar com você que diz ser do Detran/SC e que ofereça algum desconto para pagamentos. Todas as guias devem ser acessadas diretamente no site oficial do Detran, que é www.detran.sc.gov.br”, finaliza Fábio.