Seul identifica mais 600 balões de lixo enviados pela Coreia do Norte

Publicado em: 3 de junho de 2024

Seul identifica mais 600 balões de lixo enviados pela Coreia do Norte
via REUTERS - YONHAP NEWS AGENCY

A Coreia do Norte lançou outros 600 balões carregados de lixo, como pontas de cigarro e plástico, em direção a cidades da vizinha Coreia do Sul. O Estado-Maior Conjunto sul-coreano afirma ter identificado cerca de 20 a 50 balões sobrevoando o território a cada hora na manhã de domingo (2).

A campanha, iniciada na terça-feira (28), é uma retaliação de Pyongyang contra panfletos de propaganda sul-coreanos enviados ao país vizinho para alertar a população contra o líder comunista norte-coreano Kim Jong Un.

Os balões monitorados neste domingo atingiram as províncias do norte da Coreia do Sul, incluindo a capital Seul e a área vizinha de Gyeonggie, que juntas abrigam cerca de metade da população total do país, acrescentou o Estado-Maior Conjunto.

Desde terça-feira, a Coreia do Norte começou a enviar ao vizinho centenas de balões carregados de sacos de lixo contendo resíduos de cigarros, excrementos de animais, pedaços de tecidos, plásticos e pilhas usadas, o que levou Seul a lançar uma advertência contra esse tipo de retaliação. No total, as autoridades sul-coreanas detectaram cerca de 900 balões desse tipo sobrevoando seu território.

Inicialmente, o comando militar sul-coreano indicou que os balões não continham substâncias perigosas. Ao mesmo tempo, orientou o público a evitar o contato com os resíduos e a denunciar a localização dos dejetos à unidade militar ou à delegacia de polícia mais próxima.

Seul condena essa ação do vizinho, qualificada de “baixo nível”, na quarta-feira, pelo Ministério da Unificação sul-coreano. Em uma nota oficial, o ministério alertou na sexta-feira que tomaria medidas se Pyongyang não parasse com essas provocações “irracionais”. A Coreia do Sul considera que a iniciativa norte-coreana viola o acordo de armistício que encerrou as hostilidades entre as duas Coreias em 1953.

A prefeitura de Seul também enviou um alerta aos moradores no sábado sobre a presença de um “objeto não identificado” encontrado na cidade, provavelmente panfletos de propaganda norte-coreanos.

Na noite deste domingo, Pyongyang anunciou que cessaria os envios.

Via RFI

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!