Publicado em: 6 de setembro de 2025
Mesmo com sinalização clara, motoristas de veículos de carga excessivamente largos, longos ou pesados insistem na rota proibida, arriscando acidentes graves no trecho serrano.
A Serra do Rio do Rastro, um dos cartões-postais de Santa Catarina, tem regras rígidas para o tráfego de caminhões, mas isso não impede tentativas perigosas de burlar a lei. Na SC-390, que liga Lauro Muller a Bom Jardim da Serra, a largura máxima permitida é de 2,60 metros e o comprimento total não pode ultrapassar 14 metros. O peso também é controlado: até 23 toneladas de segunda a sexta-feira, e apenas 10 toneladas aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.
As restrições existem por motivos de segurança. A estrada, famosa por suas curvas fechadas e declives acentuados, torna-se extremamente perigosa para veículos pesados e grandes, que têm dificuldade de manobra e estão mais sujeitos a falhas mecânicas, especialmente nos freios durante a descida. O controle busca proteger o intenso fluxo de turistas e veículos de passeio que circulam no local, principalmente nos finais de semana.
Apesar da sinalização evidente que indica os limites, é frequente o flagrante de caminhões e até carretas irregulares tentando cruzar a serra. A motivação dos condutores é encurtar o tempo e a distância dos trajetos, uma escolha que coloca em risco a própria vida e a de outros usuários da rodovia.