
Fé e Emoção: Show do Padre Fábio de Melo marca abertura do centenário de Criciúma
14 de setembro de 2025
Publicado em: 19 de julho de 2024
A Satc, por meio do Núcleo de Energia e Síntese de Produtos (NEP) do Centro Tecnológico Satc, realizou uma visita técnica ao Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUC-RS. O objetivo foi aproximar as equipes e discutir a captura de CO2 direta do ar (DAC). A comitiva da Satc foi composta pelo Líder do NEP, Thiago Aquino, e os pesquisadores Vanessa Olivo Viola e Flavio Bianchi.
Desde 2022, a Satc e a PUC-RS trabalham em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que fazem parte de um programa gerenciado pela Repsol Sinopec Brasil e que busca desenvolver tecnologias e materiais adsorventes para aplicação em DAC.
Segundo os pesquisadores, a equipe da Satc trabalha no desenvolvimento de materiais adsorventes a partir de resíduos, o que é um grande diferencial do Núcleo de Energia e Síntese de Produtos. Estes materiais são essenciais para o funcionamento e viabilidade econômica dos processos DAC que vem sendo desenvolvidos.
Para o líder do NEP, conhecer a tecnologia de captura direta do ar que está sendo implementada na PUC-RS é fundamental para apontar as restrições operacionais vinculadas aos materiais desenvolvidos pela Satc.
“Um dos objetivos futuros desta colaboração Satc, Repsol e PUC-RS é que os adsorventes desenvolvidos pela Satc sejam testados nas unidades piloto de DAC. Essa integração entre desenvolvimento de materiais e testes em escala piloto é crucial para validar a eficácia e viabilidade das tecnologias de captura de CO2 diretamente do ar, um passo importante na luta contra as mudanças climáticas”, explicou Aquino.
14 de setembro de 2025
13 de março de 2025