Publicado em: 11 de setembro de 2025
A pequena São Martinho, no Sul de Santa Catarina, está perto de conquistar um título nacional que coroa sua doce tradição. A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados debateu nesta semana o projeto de lei que reconhece o município como a Capital Nacional da Bolacha Decorada Artesanalmente. A votação na comissão está marcada para o próximo dia 17 de setembro.
Com menos de quatro mil habitantes, a cidade já é um polo de produção desse tipo de biscoito. Abriga a maior fábrica de bolachas artesanais da América Latina, que sozinha produz mais de 115 toneladas por ano. Somando-se a produção de diversas empresas familiares, o volume salta para aproximadamente 200 toneladas anuais, movimentando a economia local e gerando cerca de 400 empregos.
Além de impulsionar o turismo de experiência – que responde por 30% do PIB municipal –, o título em tramitação no Congresso visa valorizar uma tradição que passa de geração em geração. São Martinho já detém, desde 2020, o título de Capital Catarinense da Bolacha Artesanal e é reconhecida pela qualidade de vida, sendo um destino cobiçado para quem busca tranquilidade, especialmente após os 60 anos.