Publicado em: 8 de fevereiro de 2026
Programa municipal oferece atividades para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Treinos começam na próxima segunda-feira (9) em diversos ginásios e estádios da cidade.

O Governo Municipal de São Ludgero, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo, inicia na próxima segunda-feira, 9 de fevereiro, o calendário de 2026 das escolinhas de base. O programa atenderá crianças e adolescentes em diferentes complexos esportivos do município, com todas as atividades sendo gratuitas.
O secretário Sidnei Pascoal Blasius destaca a estrutura preparada para receber os jovens. “Preparamos uma estrutura que abrange desde os ginásios centrais até os estádios nas comunidades. Queremos que cada jovem de São Ludgero tenha a oportunidade de praticar uma modalidade com orientação profissional”, afirmou.
As modalidades oferecidas são voleibol, futsal, futebol de campo (inclusive feminino e no bairro Bom Retiro), karatê, jiu-jitsu e atletismo. Os treinos ocorrerão em horários variados durante a semana no Ginásio Lino Philippi, nos estádios Reinaldão, Felipão e Alberto Warmeling, na pista da EEB São Ludgero e na Academia Team Blasius, facilitando o acesso em diferentes locais da cidade.
Saiba mais:
A aposta no esporte de base como política pública é uma tradição consolidada em muitos municípios catarinenses, frequentemente citados como exemplos na formação de atletas. O estado possui uma histórica cultura de escolinhas esportivas municipais que, ao longo das décadas, servem como primeiro escalão para revelar talentos que depois se destacam em competições estaduais e nacionais. Investimentos em estrutura e profissionais qualificados, como os anunciados por São Ludgero, refletem o entendimento do esporte como ferramenta de inclusão social, desenvolvimento juvenil e promoção da saúde pública, para além da possível descoberta de novos atletas.