Publicado em: 25 de março de 2025
Um incidente envolvendo a quebra de um cabo na Linha de Transmissão Siderópolis-Criciúma Floresta deixou aproximadamente 33 mil consumidores sem fornecimento de energia elétrica pouco antes da meia-noite desta segunda-feira (24). O apagão atingiu diversos bairros de Criciúma, como Laranjinha, Metropol, Colonial, Rio Maina, Mineira Velha, parte do Centro, Santa Bárbara, entre outras áreas.
“No auge da falha, todos os clientes da subestação foram impactados, ou seja, 33 mil consumidores. Em 15 minutos, realizamos manobras automáticas e conseguimos reduzir esse número para 10 mil. Em 30 minutos, esse número caiu para 5 mil. Após uma hora, todas as unidades estavam com energia restabelecida”, detalhou Maike Silva, gerente regional da Celesc.
A causa do rompimento ainda está sendo investigada, mas uma das possíveis explicações é o superaquecimento da rede nos últimos dias. “Tivemos temperaturas elevadas recentemente, o que pode ter causado a dilatação do cabo e afetado alguma emenda ou conexão pré-formada da linha de transmissão. Essa é uma das hipóteses que iremos investigar com mais profundidade”, explicou Maike. O problema ocorreu entre as torres 18 e 19 da linha de transmissão, nas proximidades de Siderópolis. Enquanto os reparos estão sendo feitos, os consumidores continuam sendo atendidos por outras subestações, como Criciúma 1, Siderópolis e Forquilhinha
27 de janeiro de 2025