Publicado em: 11 de dezembro de 2024
Em evento marcado pela reafirmação do compromisso com a educação e com o futuro de Santa Catarina, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi empossada nesta terça-feira (10/12) para o segundo mandato como presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Ao lado do reitor da Uniplac, Kaio Henrique Coelho do Amarante, também reconduzido ao cargo de vice-presidente, Ceretta vai liderar a associação durante o biênio 2024-2026.
Realizada na sede da Associação Catarinense de Medicina, em Florianópolis, a cerimônia foi prestigiada por reitores, gestores universitários, parlamentares, prefeitos e outras autoridades municipais, estaduais e nacionais, incluindo o governador Jorginho Mello e a deputada estadual Luciane Carminatti, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Além da presidente e do vice, foram empossados ainda os membros do Conselho Fiscal e Deliberativo para o próximo biênio.
A nova gestão assume com o compromisso de ampliar ainda mais o papel das universidades comunitárias no desenvolvimento do Estado, consolidando importantes conquistas nos últimos anos. Entre as prioridades estão o fortalecimento de iniciativas como o programa Universidade Gratuita, que já atende mais de 40 mil estudantes, e a implementação de projetos voltados a governança, transparência e inovação.
Luciane Ceretta agradeceu a confiança dos colegas reitores e destacou os avanços alcançados no último mandato, bem como os desafios que virão.
“Chegamos a esse momento com muito entusiasmo, para fazer uma Acafe ainda maior nos próximos dois anos, com a parceria de todos os reitores e reitoras. Se temos uma Acafe fortalecida nos seus 50 anos, isso é resultado de um trabalho coletivo, feito por muitas mãos. Porque a Acafe é construída por todos. Nós podemos divergir às vezes, mas. convergimos sempre no propósito de ter uma educação de excelência em Santa Catarina. No propósito do ensino superior advindo das universidades comunitárias no nosso Estado ser referência em todas as suas dimensões”, frisou.
O vice-presidente reeleito, Kaio Amarante, ressaltou a importância da integração e da unidade entre as instituições associadas, além de enfatizar o reconhecimento da Acafe por sua excelência acadêmica em todas as instituições:
“A Acafe representa e tem representantes de toda Santa Catarina, do Extremo-Oeste ao Litoral, do Sul ao Norte. Somos verdadeiros patrimônios das nossas regiões. Nós vamos muito além de ensino, pesquisa e extensão. Porque nós também somos inovação, saúde, cultura, serviços… Somos desenvolvimento”.
Impactos na academia e além da academia
Durante a solenidade, lideranças presentes reforçaram a relevância do Sistema Acafe para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina, transformado através da educação. Além de formarem profissionais qualificados, as universidades comunitárias são essenciais na produção científica e nos trabalhos de extensão realizados em todas as comunidades em que estão inseridas, atuando como parceiras do poder público em iniciativas que impactam diretamente a população.
“Não tem outro caminho pra gente melhorar de vida, se não for através do ensino, do conhecimento e de tudo que ele produz. A Acafe tem grande responsabilidade de nos ajudar a fazer com que a nossa educação seja a melhor possível, incluindo o programa Universidade Gratuita, que é a maior obra que eu vou realizar em Santa Catarina. A Acafe é esse símbolo de desenvolvimento regional. As universidades comunitárias fazem parte do crescimento desse Estado vencedor”, declarou o governador Jorginho Mello.
Representando a presidência da Assembleia Legislativa, a deputada Luciane Carminatti destacou o diálogo e a contribuição do Parlamento no apoio a projetos que fortaleçam o propósito da Acafe de melhorar a educação catarinense.
“É importante dizer que a Alesc nunca faltou à Acafe, ela sempre esteve presente, num diálogo muito franco e respeitoso. O Universidade Gratuita é um exemplo disso, ele foi aperfeiçoado no Parlamento e de lá para cá temos encontrado desafios e trabalhado nesse processo compreensível (de ajustes) diante do tamanho do programa. Desejo muito sucesso nessa recondução da diretoria, para os desafios que a Acafe tem pela frente”, pontuou.
Empossados na Acafe 2024-2026
Presidente: Profa. Luciane Ceretta – Unesc
Vice-presidente: Prof. Kaio Amarante – Uniplac
Conselho Deliberativo
Conselho Fiscal
Titulares:
• Prof. Cláudio Alcides Jacoski – Unochapecó
• Prof. Cleiton Vaz – Católica
• Prof. José Fernando Fragalli – Udesc
• Prof. Alcir Teixeira – Unidavi
• Prof. Ricardo Antônio De Marco – Unoesc
Suplentes:
• Prof. Luciano Bendlin – Unc
• Prof. Neoberto Balestrin – Uniarp
• Prof. Guilherme Valente de Souza – Unibave
Gestão de conquistas
De 2022 a 2024, a gestão de Luciane Ceretta e Kaio Amarante consolidou o Sistema Acafe como pilar do desenvolvimento educacional, econômico e social de Santa Catarina.
Neste período, o grande marco foi a implantação do programa Universidade Gratuita, que tem revolucionado o acesso ao ensino superior no Estado. Em 2023, primeiro ano do projeto, mais de 4,5 mil estudantes foram beneficiados com as bolsas de estudo integrais. E o número deve passar de 47 mil alunos até o final de 2024, com investimentos superiores a R$ 660 milhões, que, na prática, são revertidos em incremento das rendas familiares com impacto direto nas economias locais.
Ligada ao Universidade Gratuita, a formação continuada de educadores da rede estadual de ensino é outra contribuição importante da Acafe, que passa a atuar como uma parceira estratégica no desenvolvimento profissional dos professores. Por meio de cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização, a formação continuada fortalece a qualidade da educação em Santa Catarina, garantindo que os educadores estejam preparados para lidar com os desafios contemporâneos e promover práticas pedagógicas inovadoras.
Em 2024, a Acafe celebrou seu cinquentenário com eventos que destacaram sua contribuição à educação de Santa Catarina e do Brasil, incluindo homenagens de entidades, eventos acadêmicos e o lançamento de um livro sobre a história da entidade. As celebrações reforçaram a Acafe como protagonista do ensino superior comunitário e motor do desenvolvimento regional.
Mais recentemente, o início do projeto SC Mais Inovação, em parceria com o governo do Estado, é outro passo decisivo para o futuro catarinenses que conta com a atuação das instituições comunitárias, que terão papel central neste programa que busca fortalecer a Rede Catarinense de Centros de Inovação e criar um ecossistema integrado que conecta poder público, academia, empresas e a sociedade civil. Com foco em tecnologia, educação, e empreendedorismo, o programa visa criar oportunidades reais de crescimento, captação de investimentos e expansão das startups e centros de inovação.
Outros pontos de destaque foram a contribuição ao Marco Regulatório das Universidades Gratuitas, o lançamento do Movimento Educação para o Futuro em Parceria com o LIDE SC, as Missões Internacionais em Dubai, na Finlândia e na Suécia para o estabelecimento de parcerias, o reposicionamento estratégico da Acafe, a adesão ao Programa “Acadêmico Cidadão” do TRE-SC, a adesão ao projeto do TCE-SC para monitoramento dos Planos de Educação, a participação da Associação no Grupo para Reposicionamento do EAD no Brasil e a participação no edital de apoio a pesquisas da Fapesc.
Sobre a Acafe
As 14 instituições que fazem parte da Acafe são Universidades Comunitárias que nasceram da vontade maior das comunidades onde estão inseridas. Não têm dono e não têm fins lucrativos, com todo o resultado econômico-financeiro revertido na manutenção da própria instituição, em sua modernização e na realização de projetos sociais nas comunidades de sua abrangência, além de projetos de pesquisa diretamente ligados ao desenvolvimento regional.
O Sistema Acafe é um modelo genuinamente catarinense, diferenciado e sustentável, reconhecido e respeitado em todo o país. Fazem parte da Associação, a Unesc; Furb; Udesc; Universidade do Contestado; Católica de Santa Catarina; Unibave; Unidavi; Unifebe; Uniplac; Univali; Univille; Unochapecó; Unoesc; e Uniarp.
O objetivo desta união é promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as Instituições de Educação Superior, na busca de soluções para problemas comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.
A Acafe hoje está presente em 54 municípios, congregando mais de 142 mil acadêmicos e acadêmicas, matriculados em centenas de cursos de graduação e programas de pós-graduação.