Rede de monitoramento hidrometeorológico no rio Tubarão começa a ser instalada

Publicado em: 8 de outubro de 2024

Rede de monitoramento hidrometeorológico no rio Tubarão começa a ser instalada

A rede de monitoramento hidrometeorológico de Tubarão e região começou a ser instalada ontem. A primeira estação foi a meteorológica compacta, no bairro Monte Castelo, em Tubarão.

Trata-se de uma estrutura de nove metros, com suportes para placa solar, sensores, satélite e câmera, que fornecerá informações importantes sobre condições atmosféricas como chuva, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica.

O trabalho é executado pela empresa MKS Desenvolvimento de Sistemas, de Blumenau, por meio de investimento da Agência Reguladora de Saneamento (AGR) de Tubarão. O próximo passo será a instalação das estações fluviométricas, a partir de hoje.

Abrangência

Os equipamentos ficarão nos formadores do rio Tubarão (Orleans/Lauro Muller); no rio Braço do Norte (Rio Fortuna/Braço do Norte/São Ludgero); no rio Capivari (São Martinho/Armazém); e na ponte Paulinho May, em Tubarão.

Após a instalação de todas as estações, os dados serão dispostos no site da AGR. Termos de cooperação serão assinados com a Amurel e a Defesa Civil para que também possam disponibilizar as informações.

A comunicação principal será via satélite de alta performance, com um meio secundário de comunicação via LTE 4G/5G como redundância.

Ambos funcionarão de forma simultânea e, em caso de perda de sinal do meio principal, o sistema redundante assumirá automaticamente, mantendo a transmissão de dados em tempo real durante eventos climáticos severos.

“A importância da rede de monitoramento é gigantesca, porque vamos começar a ter esses dados como histórico e poder fazer análises. Além disso, com câmeras em todas essas estações, vamos poder observar o nível do rio, conseguir alertar quando ultrapassar o nível de emergência e auxiliar a Defesa Civil”, explica a superintendente-geral interina da AGR, Madelon Peters.

Via Jornal Diário do Sul 

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!