Uma aeronave de pequeno porte foi apreendida na manhã desta segunda-feira (20) no Aeroporto Costa Esmeralda, em Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, transportando uma carga ilegal avaliada em mais de R$ 3 milhões. A operação foi conduzida por equipes da Receita Federal especializadas no combate ao contrabando e descaminho.
Dentro do avião, modelo monomotor RV-10, foram encontrados 571 celulares sem documentação fiscal. Os produtos haviam sido embarcados em Foz do Iguaçu (PR), região conhecida pela entrada de mercadorias contrabandeadas, com destino a Santa Catarina.
O piloto da aeronave, de 58 anos, e o ajudante, de 34, ambos paranaenses, foram presos em flagrante e encaminhados à sede da Polícia Federal, em Florianópolis. Eles devem responder por descaminho, crime previsto no artigo 334 do Código Penal.
Segundo a Receita Federal, a abordagem ocorreu por volta das 9h, durante uma ação de rotina de fiscalização. Os agentes observaram o momento em que um carro se aproximou do hangar, e dois homens — o piloto e seu auxiliar — empurravam a aeronave em direção ao galpão. Ao inspecionarem o interior do avião, os fiscais localizaram a carga irregular.
Além da mercadoria, o avião e o veículo utilizados na operação também foram aprendido.