Publicado em: 24 de junho de 2024
Foto: Prefeitura de Passo de TorresA ponte pênsil, que liga Passo de Torres (SC) a Torres (RS), foi liberada para passagem na sexta-feira (22), após um ano e meio interditada. A estrutura rompeu durante o carnaval de 2023, resultando na morte de um jovem e deixando várias pessoas feridas.
Conforme a administração de Passo de Torres, a obra, avaliada em R$ 701,8 mil, foi concluída há algumas semanas, mas passou por inspeções e ajustes de segurança. Os cabos de aço e a capacidade de peso foram testados. O investimento é fruto de uma parceria entre a prefeitura e o Governo de Santa Catarina.
Na época do acidente, a ponte suportava até 20 pessoas por vez, mas o inquérito apontou que, durante a queda, mais de 35 pedestres estavam passando por lá e pulando. Agora, a capacidade máxima da estrutura é de 10 pessoas por vez.
Segundo os técnicos, o número foi determinado não apenas com base no peso suportado, mas também na capacidade de equilíbrio da quantidade de pedestres na passarela ao mesmo tempo.
Além disso, a Ponte Pênsil está cerca de dois metros mais alta do que a anterior, facilitando a passagem de barcos. Agora, a altura da estrutura está equiparada a da ponte de concreto, Anita Garibaldi. A nova altura promete dar mais segurança aos pedestres e pescadores que trafegam com embarcações pelo Rio Mampituba.
Um projeto de iluminação na ponte também está sendo feito. As luzes estarão em todo o contorno da passarela. Toda a instalação deve ser finalizada em breve.
Via ND