Publicado em: 6 de novembro de 2025
Divulgação/PFNa manhã desta quinta-feira (6), a Polícia Federal (PF) lançou a Operação V-Track para desarticular um grupo criminoso envolvido no comércio ilegal de cigarros eletrônicos importados em Santa Catarina. Dois mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em endereços ligados aos investigados, na cidade de Joinville.
Segundo a PF, a investigação começou após uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em dezembro de 2024, quando foram apreendidos 810 dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) sendo transportados irregularmente, em descumprimento à legislação brasileira, que proíbe a venda desses produtos.
As apurações indicam que o grupo utilizava uma empresa formalmente registrada como fachada para armazenar e distribuir os produtos ilegais. A investigação também apontou o uso de rastreadores ocultos, transporte noturno, rotas alternativas e batedores para evitar fiscalização.
Além da apreensão inicial, um dos suspeitos foi preso em flagrante pela PRF no Paraná, transportando mais de 800 unidades de cigarros eletrônicos em um veículo vinculado à mesma empresa, reforçando a suspeita de continuidade das atividades criminosas.
A operação continua com o cumprimento de mandados para localizar produtos contrabandeados, documentos, mídias e outros elementos que possam servir como provas.