Publicado em: 9 de agosto de 2025
Operação ambiental apreende volume equivalente a 16 campos de futebol de rochas e autua 11 pessoas; extração ilegal causa danos irreparáveis à natureza.
Em uma ação de combate à mineração ilegal, a Polícia Militar Ambiental (PMA) desmantelou 10 focos de extração criminosa de minerais no Sul de Santa Catarina. A operação, deflagrada na última semana, atingiu áreas rurais de Treze de Maio, Braço do Norte e Armazém, resultando na apreensão de 1.660 metros lineares de pedra e granito – equivalente a mais de 16 campos de futebol enfileirados.
Os garimpos clandestinos operavam sem licença ambiental ou autorização legal, conforme flagrantes realizados pela 3ª Companhia do 1º Batalhão da PMA, sediada em Laguna. A extração descontrolada causa impactos severos, como destruição de solos, assoreamento de rios e perda de biodiversidade, agravando a crise ambiental na região.
Onze pessoas foram autuadas e responderão criminalmente. As penalidades incluem multas pelo artigo 63 do Decreto Federal nº 6.514/08 e processos com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98, artigo 55), que prevê prisão para exploração mineral irregular.