Publicado em: 18 de setembro de 2025
Foto: Divulgação/Polícia FederalNa manhã desta quinta-feira, 18, a Polícia Federal, em colaboração com a Receita Federal, desencadeou a Operação Fim de Festa, com o objetivo de combater a entrada e venda de bebidas alcoólicas estrangeiras sem regularização em território nacional. A ação resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal, em um estabelecimento comercial localizado em Balneário Rincão.
As investigações tiveram início em março, após uma denúncia relatar atividades suspeitas no comércio alvo da operação. De acordo com a Polícia Federal, os produtos comercializados não continham informações sobre o importador nos rótulos e não possuíam registro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além disso, as bebidas eram vendidas por valores muito abaixo dos praticados no mercado, o que aumentou as suspeitas de irregularidades.
Com a operação, as autoridades pretendem reunir mais provas sobre a procedência das mercadorias, identificar os envolvidos na importação e comercialização, e apreender os produtos introduzidos no país de forma ilegal. Caso as irregularidades sejam confirmadas, os responsáveis poderão ser enquadrados pelo crime de descaminho.