Publicado em: 15 de janeiro de 2026
Foto: Marinha do Brasil/DivulgaçãoFundada em 1920, a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna, órgão da Marinha do Brasil, terá pela primeira vez uma mulher à frente do comando. A capitão de corveta Amanda Francisco Paranhos tomará posse como delegada no dia 29 de janeiro, substituindo o capitão de corveta Francisco José Siqueira Ferreira, que ocupava a função desde janeiro de 2024.
A nova delegada possui formação em Pedagogia e Turismo, além de mestrado em Turismo, com pesquisa voltada à estrutura curricular para a formação de condutores de turismo náutico. O estudo tem foco no desenvolvimento sustentável das áreas costeiras, na capacitação profissional das atividades marítimas e no fortalecimento da autoridade marítima.
Segundo a Marinha do Brasil, a nomeação evidencia o compromisso institucional com a valorização do mérito e da qualificação acadêmica para o exercício de cargos de liderança.
No novo posto, a capitão de corveta será responsável pela coordenação de cerca de 60 militares que atuam em 41 municípios do Litoral Sul de Santa Catarina. A Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna exerce a função de autoridade marítima regional, atuando na segurança da navegação, na proteção da vida humana no mar, na prevenção da poluição das águas, na promoção do ensino profissional marítimo e no relacionamento com as comunidades costeiras.

26 de novembro de 2025

11 de março de 2024