Parque em cidade de SC alaga de propósito para evitar estragos em enchentes

Publicado em: 25 de maio de 2024

Parque em cidade de SC alaga de propósito para evitar estragos em enchentes

Uma cidade de Santa Catarina possui um modelo recomendado pelo Ministério Público, que possui um grupo de trabalho para diagnosticar, mapear e regulamentar o uso das áreas sujeitas a inundações, o espaço se inspirou em áreas de Nova Iorque e Holanda: o Parque Linear Via Verde, em Jaraguá do Sul.

Espaço de lazer em dias comuns, a área inunda propositalmente em dias de muita chuva. Com amplo espaço verde, ele disponibiliza atrações como ciclovia, praça infantil, academia, pista de skate, quadras para esporte, de concreto e areia, e ainda é possível contemplar, dele, o pôr-do-sol.

Segundo o promotor de justiça da Defesa do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul, Alexandre Schmitt dos Santos, a estrutura foi pensada para suportar as cheias. “Todos os equipamentos implantados aqui são de metal, plástico ou concreto, de modo que, a partir do momento em que o rio baixa, eles podem ser higienizados e se volta a utilizá-los normalmente, sem maiores prejuízos”, afirma.

Conforme o portal Sul Agora, o  mecanismo evita que ruas e casas sejam atingidas pela cheia do rio Itapocu, que corta o município, através de uma área de escape da água da enchente, feita a partir da escavação de uma região de pastagem.

Compartilhe essa notícia nas redes sociais!