Publicado em: 25 de maio de 2024
Uma cidade de Santa Catarina possui um modelo recomendado pelo Ministério Público, que possui um grupo de trabalho para diagnosticar, mapear e regulamentar o uso das áreas sujeitas a inundações, o espaço se inspirou em áreas de Nova Iorque e Holanda: o Parque Linear Via Verde, em Jaraguá do Sul.
Espaço de lazer em dias comuns, a área inunda propositalmente em dias de muita chuva. Com amplo espaço verde, ele disponibiliza atrações como ciclovia, praça infantil, academia, pista de skate, quadras para esporte, de concreto e areia, e ainda é possível contemplar, dele, o pôr-do-sol.
Segundo o promotor de justiça da Defesa do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul, Alexandre Schmitt dos Santos, a estrutura foi pensada para suportar as cheias. “Todos os equipamentos implantados aqui são de metal, plástico ou concreto, de modo que, a partir do momento em que o rio baixa, eles podem ser higienizados e se volta a utilizá-los normalmente, sem maiores prejuízos”, afirma.
Conforme o portal Sul Agora, o mecanismo evita que ruas e casas sejam atingidas pela cheia do rio Itapocu, que corta o município, através de uma área de escape da água da enchente, feita a partir da escavação de uma região de pastagem.