Publicado em: 10 de junho de 2024
AFP - OSCAR CHUBERREA chama deixou Brest, no noroeste da França, na sexta-feira (7), e começou neste domingo seu périplo fora da Europa. Ela passou primeiramente pela cidade de Camopi, na fronteira entre a Guiana Francesa e o estado do Amapá, no norte do Brasil. Em seguida, o percurso continuou em Saint-Laurent du Maroni, onde uma cerimônia lembrou a abolição da escravatura. Em Kourou, a tocha passará diante de uma maquete do foguete Ariane 5.
O Brasil é o país que tem a maior fronteira com a França, e divide com a nação europeia 730 quilômetros de região limítrofe com a Guiana Francesa. Em Caiena, capital deste departamento ultramarino francês, uma representante brasileira carregará a tocha olímpica em um trecho da trajetória. Trata-se da paraense Brenda Isabella Barata Barros, de 17 anos.
A jovem foi selecionada após uma carta enviada pela mãe ao comitê organizador dos Jogos Olímpicos. Brenda tem uma deficiência visual e foi selecionada devido à sua história de superação, após o diagnóstico de uma síndrome rara que tirou sua visão na pré-adolescência.
Via RFI