Publicado em: 28 de fevereiro de 2025
O Papa Francisco completou duas semanas de internação nesta sexta-feira (28).
O pontífice sofreu uma crise isolada de broncoespasmo e apresentou piora no quadro respiratório, conforme informou o Vaticano nesta data.
De acordo com o novo boletim médico divulgado hoje, o Papa iniciou ventilação mecânica não invasiva e apresentou uma boa resposta na troca de gases. Ele segue consciente e tem colaborado com os tratamentos. Contudo, o prognóstico continua sendo reservado.
Ainda segundo o Vaticano, Francisco passou a manhã realizando sessões de fisioterapia respiratória e orando na capela.
No início da tarde (horário local da Itália), ele teve um episódio de vômito com inalação, o que agravou sua condição respiratória. O Papa segue internado há 14 dias no Hospital Gemelli e recebeu a Eucaristia pela manhã.
Nesta sexta-feira, o pontífice completou duas semanas de internação para o tratamento de uma pneumonia bilateral.
Confira o boletim completo:
“No início da tarde de hoje, após uma manhã alternando fisioterapia respiratória com oração na capela, o Santo Padre apresentou uma crise isolada de broncoespasmo, o que causou um episódio de vômito com inalação e um rápido agravamento do quadro respiratório.
O Santo Padre foi imediatamente submetido a broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva, com boa resposta nas trocas gasosas. Ele permaneceu alerta e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas.
O prognóstico continua sendo reservado. Pela manhã, ele recebeu a Eucaristia.”
Esse é o boletim divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé, na noite desta quarta-feira, 28 de fevereiro, sobre o estado de saúde do Papa, internado há quatorze dias no Policlínico Gemelli.
A confirmação sobre o estado de saúde do Papa ocorre após o Vaticano não divulgar, por dois dias consecutivos, detalhes sobre a crise respiratória que Francisco enfrentou no domingo passado. No entanto, ainda não há previsão de alta.
Na manhã desta sexta-feira, o Vaticano informou que Francisco teve uma noite tranquila e estava descansando. O pontífice de 88 anos está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, tratando uma pneumonia bilateral.
Piora no quadro
Até então, a saúde do Papa Francisco vinha melhorando gradualmente, mas ele ainda necessitava de oxigênio e de “mais dias de estabilidade clínica”, conforme o boletim do Vaticano divulgado na quinta-feira.
O Vaticano descreveu o quadro clínico do pontífice como “complexo”, explicando que mais alguns dias de estabilidade seriam necessários para definir o prognóstico.
“O estado clínico do Santo Padre está melhorando hoje. Ele alternou oxigenoterapia de alto fluxo com o uso de máscara respiratória”, dizia o boletim de quinta-feira.
O Papa também realiza fisioterapia respiratória diariamente, intercalando com períodos de descanso, e realiza algumas atividades durante o dia.
A pneumonia bilateral é uma infecção grave que pode inflamar ambos os pulmões, dificultando a respiração. O Vaticano caracterizou a infecção do Papa como “complexa”, causada por dois ou mais micro-organismos.
Francisco, que é Papa desde 2013, tem enfrentado problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele é mais suscetível a infecções pulmonares devido a uma pleurisia que teve na juventude, além de ter parte de um pulmão removido.