Operação Vigilans: Mais de 1,7 mil vídeos de exploração infantil são apreendidos em SC

Publicado em: 24 de fevereiro de 2026

Operação Vigilans: Mais de 1,7 mil vídeos de exploração infantil são apreendidos em SC

Em uma ação realizada nesta terça-feira (24) no Vale do Itajaí, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apreendeu mais de 1,7 mil vídeos com conteúdo de exploração sexual de crianças e adolescentes, resultando na prisão em flagrante de um suspeito.

A ofensiva, denominada Operação Vigilans, foi conduzida pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) através do CyberGAECO. Durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, foram recolhidos computadores, celulares e diversos dispositivos de armazenamento, todos destinados à perícia especializada para auxiliar na investigação, que corre em sigilo.

Em um dos locais vistoriados, os agentes identificaram o armazenamento de mais de 1,7 mil arquivos com material de exploração sexual infantojuvenil. Segundo o MPSC, as apurações indicam que o suspeito não apenas armazenava e compartilhava os vídeos, mas também poderia estar envolvido na produção desse tipo de conteúdo, aumentando a gravidade das condutas investigadas.

O caso começou a ser investigado a partir de informações fornecidas pela Polícia Federal, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil.

  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
  • Banner
Compartilhe essa notícia nas redes sociais!
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile
  • Banner Mobile