Publicado em: 7 de dezembro de 2025
Empresa responsável pelo veículo pode ser responsabilizada pelos danos causados à iluminação da avenida.
Um ônibus de dois andares arrebentou parte da iluminação de Natal instalada na Avenida Rodovalho, no centro de Tubarão, na tarde deste sábado (6). O acidente ocorreu em frente à agência da Caixa Econômica Federal e foi registrado pela reportagem. Não houve feridos.
O gerente municipal de Trânsito, Milton Gaspar, informou que o caso será investigado. Uma das vertentes apura se um veículo daquele porte tinha autorização para trafegar no local. Em caso negativo, a atenção do motorista ao calcular a altura do ônibus em relação à fiação seria crucial.
Outro ponto em análise é a altura da própria decoração. A reportagem apurou que, em vários pontos, as luzes não respeitam a altura mínima regulamentar de 4,50 metros. O limite para caminhões e ônibus em vias urbanas é de 4,40 metros. A Polícia Municipal foi acionada para as verificações.
Saiba mais:
Acidentes envolvendo veículos de grande porte e decorações de Natal em vias públicas não são incomuns. Em 2022, na cidade de São Paulo, uma série de ocorrências similares levou a prefeitura a revisar os protocolos de instalação, exigindo laudos técnicos que garantissem a altura livre adequada. Nacionalmente, a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece a altura máxima de 4,40 metros para veículos, mas a regulamentação para a instalação de ornamentos urbanos fica a cargo de cada município, o que pode gerar inconsistências.