Publicado em: 30 de agosto de 2024
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi) em Orleans, instituição, que faz parte das mantidas pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), completa 44 anos de fundação nesta sexta-feira (30), feriado municipal e aniversário dos 111 anos de Orleans.
Entrada gratuita
Nesta sexta-feira, como já é de costume, a entrada será gratuita, e o espaço estará aberto das 9h às 17h30. Conforme a diretora do Malpi, Valdirene Böger Dorigon, a entrada é gratuita porque é um dia de comemoração. “É o aniversário de fundação do Museu ao Ar Livre. Fica o convite para as famílias virem até o Museu fazer um piquenique e visitar as unidades museológicas”, incentiva a diretora.
Escolas da região também podem aproveitar a data para agendar visitas ao local pelo WhatsApp institucional (48) 99904-2739.
História
Tombado pelo estado de Santa Catarina e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural brasileiro, o Museu ao Ar Livre foi inaugurado no ano de 1980, por meio da proposta inicial do Padre João Leonir Dall’alba. O intuito dele foi preservar os testemunhos materiais, histórias e memórias referentes ao processo de colonização de Orleans e região, para que as gerações futuras pudessem conhecer o modo de vida dos colonizadores.
A expressão “ao ar livre” corresponde à forma de apresentação do acervo num ambiente natural e ecológico, o primeiro do gênero na América Latina, destacando o modo de vida dos colonizadores no início do século XX. Instalado em uma área de 20 mil m², conta com 13 unidades que mostram o trabalho e as atividades realizadas no período colonial, como a Ferraria, a Atafona, a Serraria e o Engenho de Farinha de Mandioca. Com residência, igreja, moinhos, galpões e indústrias artesanais, o intuito é conservar um ambiente de contemplação e estudos.